Infraestrutura

​Laboratórios

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação contam com um laboratório de informática, exclusivo, equipado com 12 micro-computadores de boa configuração (contendo acesso a internet e gravadora de Cd-rom e entrada para Pen-drive) e 1 impressora, ligada em sistema de rede. Com a reforma e a adaptação dos espaços físicos ocupados pelo PPGED, além desse laboratório, os estudantes têm à disposição salas de pesquisas de seus orientadores, onde trabalham os Grupos de Pesquisa, além dos gabinetes de orientação.

 

 

Biblioteca

O Programa conta com o acervo da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação que tem recebido atenção especial por parte da comunidade do Centro de Educação, em particular da Pós-Graduação. A Biblioteca da Pós-Graduação em Educação foi totalmente reformada em seus espaços, no ano de 2006, tendo sido ampliada a sua área e criadas novas salas que permitem o acesso e a leitura individual ou em grupos. Foram ainda incrementadas a sua climatização e seu mobiliário e informatização, a qual se encontra em andamento.

Atualmente o acervo é de 4.786 títulos e 9.707 exemplares, sendo em nº de Livros: 3201 títulos e 6.092 exemplares; Periódicos: 89 títulos e 1966 exemplares; Dissertações/Teses: 179 títulos e 220 exemplares; Relatórios técnicos: 30 títulos e 54 exemplares; Outros (monografias, TCC's, Projetos de Pesquisa): 1.287 títulos e 1.375 exemplares. Se por um lado, este acervo pode ser considerado limitado, por outro, deve-se registrar que um número significativo deste patrimônio foi adquirido nos últimos três anos como resultado de um esforço interno dos convênios estabelecidos (PROCAD, PQI, Programa Acelera Amazônia). Isto revela, portanto, o atual compromisso com a melhoria quantitativa e qualitativa da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação. O sistema de permuta de periódicos entre as bibliotecas das Faculdades de Educação e Programas de Pós-Graduação do País tem possibilitado a aquisição dos principais periódicos da área de educação do Brasil. Sob acordo institucional, os alunos do mestrado e doutorado em educação também poderão dispor de todas as bibliotecas da UFPA, especialmente das seguintes: Biblioteca Central da UFPA; Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Biblioteca do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos; Biblioteca do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico – a NPADC.

A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação possui dotação orçamentária no Planejamento do Instituto de Ciências da Educação e da Pós-Graduação. A Biblioteca recebeu um investimento de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) para a informatização e digitalização do seu acervo nos últimos anos. A verba foi oriunda do convênio PQI/CAPES que mantivemos até o ano de 2007.

A Biblioteca também consta no plano de modernização das bibliotecas setoriais da UFPA que visa a capacitação de servidores, cessão de equipamentos, aumento e atualização do acervo bibliográfico na forma de livros, revistas, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações e Teses.

A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação dispõe de uma bibliotecária, uma revisora de texto, um contínuo e três bolsistas, o que permite o seu funcionamento em tempo integral (das 08 às 19 horas). Este espaço disponibiliza aos seus usuários consultas on-line as bases de dados e títulos de periódicos eletrônicos através do Portal de Periódicos da Capes, bem como acesso eletrônico aos catálogos de bibliotecas de instituições de ensino nacionais e estrangeiras. As Dissertações e Teses de Doutorado defendidas no PPGED estão disponibilizadas em texto integral, em formato pdf., no endereço eletrônico http://www.ufpa.br/ce/ppged/

No desenvolvimento das práticas investigativas dos pós-graduandos e dos docentes Líderes dos Grupos de Pesquisa vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa, igualmente ocorre o uso do Portal de Periódicos CAPES, com acesso pelo endereço virtual http://www.periodicos.capes.gov.br    

Coordenação, secretaria, salas de aula e de defesa

Ainda com relação à infraestrutura o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA conta com um bloco de salas onde estão concentradas a Coordenação e a Secretaria da Pós-Graduação, as atividades curriculares do Curso de Mestrado e do Doutorado. Este bloco de salas é constituído por: 1 sala para a Coordenação do Programa; 1 sala para as atividades da Secretaria; 1 Sala de convivência e reunião; 4 salas de aula com equipamentos para projeção áudio visual, com computador ligado à internet, aparelho de DVD, com televisão, vídeo, data-show, retroprojetor, carteiras, quadro negro e quadro magnético.

As sessões destinadas ao Exame de Qualificação e Defesa das Dissertações e Teses ocorrem em 1 Auditório de 60 lugares, que dispõe de data-show, retroprojetor, aparelho de DVD, televisor 29 polegadas, quadro digital e de giz e painéis.

 

Salas dos grupos de pesquisa e gabinetes para orientação

O PPGED/ICED/UFPA abriga atualmente 22 Grupos de Pesquisa e grande parte destes encontra-se sediado no prédio do ICED, onde funciona a Pós-Graduação e onde há gabinetes para todos os professores do Programa com computadores disponíveis. Em todo o espaço ocupado pelo PPGED, bem como nas demais dependências do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, há disponível rede sem fio de livre acesso à internet a todos os alunos de graduação e de pós-graduação. Aos alunos da pós-graduação também é possível o acesso ao novo Laboratório de Informática da Graduação que conta atualmente com 40 microcomputadores ligados a rede mundial de computadores

 

Arquivo Documental

A Secretaria do programa dispõe de um arquivo documental que abriga vasto acervo impresso contendo informações sobre assuntos diversos. As comunicações institucionais estão registradas em memorandos e ofícios encaminhados e recebidos, por meio dos quais se estabelece o contato interno e externo.

O arquivo também contém documentos relacionados a projetos e convênios firmados com agências de fomento, assim como os relatórios específicos da Subunidade, e aqueles produzidos anualmente pelo Programa consolidados sob a forma DATA CAPES.

Nesse espaço administrativo estão armazenadas informações referentes à trajetória de escolarização dos discentes matriculados no Programa, além dos documentos concernentes aos processos seletivos aplicados pelo PPGED visando selecionar os candidatos ao Mestrado e Doutorado em Educação.

Estão disponíveis também as Atas de reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas pelo Colegiado do Programa.

Há também secções relacionadas à memória e história dos cursos de especialização já realizados no Programa, com seus respectivos projetos pedagógicos.

Igualmente estão preservadas documentações sobre a história da Pós-Graduação stricto sensu, em suas fases antes e pós o reconhecimento institucional para seu funcionamento, obtido junto a CAPES.

Podem ser encontradas informações sobre o corpo docente permanente e colaborador do Programa, tanto os ativos quanto aqueles que se desincompatibilizaram com o PPGED mediante processo de descredenciamento.

Além disso, retém documentos sobre a vinda de docentes do Brasil e exterior para participar de Bancas de Qualificação e de Defesa Pública das dissertações e teses construídas no Programa.